Rodrigues Predial

Práticas indispensáveis na prevenção e combate a incêndios que não podem faltar

Saber sobre Prevenção e Combate a incêndio é indispensável e pode garantir sua segurança e a de outros evitando situações de risco.

POR: GABRIELLA BONASSI

Em uma edificação qualquer sendo ela residencial, comercial ou industrial é de extrema importância que os ocupantes estejam sempre preparado para o combate do início de um possível foco de incêndio. A prevenção e combate a incêndio é um assunto indispensável para qualquer infraestrutura, saber o que fazer, quando fazer e como fazer pode garantir uma melhor segurança no ambiente e evitar perigos graves.

Prevenções

Existem diversas ocorrências que podem talvez gerar focos de incêndio e também alguns cuidados básicos que são essenciais para evitá-las:

  • Falhas humanas: por descuido, desconhecimento ou irresponsabilidade ao cumprir regras ou manusear fogo.
  • Sobrecarga nas instalações elétricas: Antes de instalar um novo aparelho, verifique se ele não vai sobrecarregar o circuito, não colocar mais de um aparelho por tomada.
  • Descargas elétricas: fios descascados, ligações provisórias.
  • Descargas Atmosféricas: vazamento de gás

Os cuidados básicos para a prevenção e combate a incêndio podem salvar vidas e bens patrimoniais. Evitar as situações descritas anteriormente já é um bom primeira passo mas temos três coisas centrais que fazem parte do processo de prevenção. Primeiro são os equipamentos anti-incêndio devem ser planejados, projetados e instalados de forma a garantir, de acordo com o risco da edificação, a sua área e proteger o seu número de ocupantes. O segundo ponto é a manutenção, não irá adiantar você ter um projeto bem pensado se o mesmo não passar periodicamente por uma manutenção que garanta o funcionamento dos equipamentos no momento necessário. E por fim se faz necessário ter pessoas, voluntárias ou não, treinadas e capacitadas para utilizar esses equipamentos de forma eficiente e rápida, além de orientar as pessoas em como agir corretamente durante o processo.

Combate

No combate a incêndio os primeiros passos que devem ser tomados são:

  • Ao perceber o incêndio acionar o alarme e ligar para o 193;
  • Caminhas organizadamente para as saídas de emergência e ordenadamente descer até conseguir evacuar do prédio;
  • Proteja as regiões mais sensíveis de seu corpo em que a fumaça pode afetar primeiro: os olhos, a boca e as narinas;
  • Caso tenha que passar por região em chamas, procure envolver seu corpo em algum tecido molhado não-sintético.
 Durante a prevenção e combate a incêndio de um edifício a equipe de emergência responsável tem um papel muito importante. Ela deve sempre conferir se as manutenções estão em dia e dar as devidas instruções caso o incidente ocorra, já que elas possuem um preparo maior para se manter calma durante o processo e usar os equipamentos disponíveis da melhor forma possível reconhecendo, por exemplo, qual é o extintor ideal para se usar em cada caso. O governo de São Paulo montou uma cartilha que ajuda na prevenção e combate a incêndios onde você encontrará essas dicas e muito mais.
 

Acho essa informação relevante? Nós da Rodrigues Predial procuramos sempre produzir conteúdo que seja produtivo para nosso público e temos muito mais em nosso blog. Aproveite também para conhecer a nossa empresa e ver todos os serviços exclusivos que oferecemos para você!