Rodrigues Predial

Entenda como funciona o processo de limpeza de caixa d’água

Descubra como a falta de limpeza de caixa d’água pode afetar no armazenamento e conheça todos os procedimentos necessários para executar uma boa limpeza

POR: GABRIELLA BONASSI

A caixa de água de um condomínio, casa ou empresa é um tanque reservatório destinado para o armazenamento de água de consumo direto ou indireto dos moradores e alguma outra função que requeira o uso da mesma no ambiente em que se encontra. Apesar dessa água que será guardada nos tanques já chegar a sua residência purificada pelas estações de tratamento, ela não será consumida imediatamente e é para que a água não adquira impurezas indesejáveis durante o tempo de repouso que a limpeza de caixa d’água deve ser realizada periodicamente.

A limpeza da caixa d’agua é uma questão de saúde e deve ser muito bem cuidada para não pôr em risco nenhum morador. Os especialistas da ANVISA recomendam que as caixas sejam lavadas, pelo menos, com uma frequência de cada seis meses e o reservatório deve permanecer sempre com a tampa devidamente fechada para evitar a contaminação do líquido, entrada de insetos e animais e, até mesmos, a proliferação de doenças, como por exemplo, dengue, zika e chikungunya. Quanto a melhor localização para instalar a sua caixa d’água, deve ser sempre fora do alcance de crianças caso prefira uma localização subterrânea o local deve ser impedido de água de enxurrada, esgoto e fossa.

O processo de limpeza recomendado

Agência Nacional de Vigilância Sanitária recomenda o passo a passo com os procedimentos de como deve ser realizada a limpeza da caixa d’água e uma das maiores recomendações e estar devidamente equipado durante o processo, de preferência utilizando botas e luvas de borrachas nessa atividade.

1.Feche o registro e esvazie a caixa d’água, abrindo as torneiras e dando descargas.
2.Quando a caixa estiver quase vazia, feche a saída e utilize a água que restou para a limpeza da caixa e para que a sujeira não desça pelo cano.
3.Esfregue as paredes e o fundo da caixa utilizando panos e escova macia ou esponja. Nunca use sabão, detergente ou outros produtos.
4.Retire a água suja que restou da limpeza, usando balde e panos, deixando a caixa totalmente limpa.
5.Deixe entrar água na caixa até encher e acrescente 1 litro de água sanitária (2,0% a 2,5%) para cada 1.000 litros de água.
6.Aguarde por duas horas para desinfecção do reservatório.
7.Esvazie a caixa. Esta água servirá para limpeza e desinfecção das canalizações e do domicílio ou áreas comuns.
8.Tampe a caixa d’água para que não entrem pequenos animais ou insetos.
9.Anote a data da limpeza do lado de fora da caixa.
10.Finalmente abra a entrada de água.

Todavia, apesar dos processos parecerem simples, caso não sejam executados podem acarretar em riscos gravissimos comprometendo a saúde e o bem-estar de muitas pessoas, então sempre é recomendado contratar um terceirizado especialista no assunto como a prestadora de serviços Rodrigues Predial, que trabalha com esse e muitos outros serviços por toda a região da grande São Paulo.