Rodrigues Predial

Por quê fazer poda de árvores em condomínios de maneira regular?

Entenda quais são os benefícios em realizar regularmente uma poda de árvores em condomínios.

POR: GABRIELLA BONASSI

Atualmente as plantas são muito utilizadas em condomínios como ornamentos para as áreas comuns, porém um jardim não fica bonito e saudável sozinho por isso a técnica de poda de árvores em condomínios deve ser realizada de maneira regular preservando então a vida e a estética das áreas que apresentam a vegetação. Algumas espécies de flores, arbustos e árvores necessitam de podas regulares por diversos fatores, e todos eles podem prejudicar a planta em algum momento.

Segundo a Prefeitura de São Paulo, em material online, a poda de árvores pode ser definida como a retirada parcial de ramos da planta, a poda modifica sua estrutura e consequentemente seu estado de desenvolvimento quando bem realizada. Trata-se de uma técnica agronômica/florestal que tem finalidades certas e específicas.

Para amenizar as zonas de calor no ambiente, muitos condomínios investem no plantio de árvores, além de um visual estético e mais sustentável que é muito apreciado pelos moradores. Porém a poda de árvores em condomínios tem algumas peculiaridades, por isso é de extrema importância que tanto o síndico quanto os residentes tenham conhecimento das regras e licenças envolvidas nesse processo de corte de árvores.

Todo esse processo é exige bastante atenção, desde o plantio até a poda de árvores em condomínios, evitando cometer alguma infração ou o cultivo em área não regularizada onde o crescimento da árvore, por exemplo, pode vir a penetrar em cabos de força ou comprometer alguma estrutura do condomínio.

Uma das maiores importâncias de poda de árvores em condomínios de maneira regular é evitar os riscos de acidentes, o desenvolvimento de pragas e a interferência na estrutura do imóvel. Desse modo, a poda de árvores deve ser bem programada a fim de minimizar quaisquer transtornos.

O primeiro passo para iniciar a poda de árvores é entrar em contato com a prefeitura da cidade. Afinal, existem penalidades aplicáveis aos condomínios que não seguirem a legislação e retirarem a autorização para a poda. Outra consequência dessa negligência é que o Poder Público pode exigir o replantio de árvores.

O cuidado arborista é apenas uma das inúmeras obrigações de um síndico, e como o mesmo possui outras funções de caráter mais importante, contratar uma empresa terceirizada como a Rodrigues Predial para cuidar desse detalhe pode evitar futuros prejuízos.

Além disso a importância de se ter profissionais especializados envolvidos nesse serviço que os mesmo saberão com a maneira correta se se realizar a poda de árvores em condomínios e a época ideal para que seja feito a poda de árvores, ela ocorre no inverno, entre os meses de maio e agosto. Nessa fase, as plantas geralmente perdem as folhas e estão longe de iniciar o período de frutificação e frutificação.