Rodrigues Predial

No que estar atento antes de fazer a manutenção de cercas vivas?

Usadas para fechar grandes espaços, ornamentação ou até mesmo para barreiras privativas, as bonitas e funcionais cercas vivas também precisam de manutenção

POR: GABRIELLA BONASSI

As multifuncionais cercas vivas unem o útil ao agradável, além de propor segurança e dinamismo quanto à separação dos espaços ao ar livre em uma propriedade, elas também evocam um ar charmoso e paisagístico a qualquer ambiente em que são instaladas. Conseguem ainda se torna uma opção ainda mais desejada quanto ao custo benefício de seu preço, as cercas vivas são uma opção bem mais acessível do que outras para a mesma função, como muros de concreto, cercas de arames ou grades. Por possuir diversas opções de tamanhos, tipo de folhagens, estilos de poda e a presença ou não de flores, as cercas vivas irão se adequar ao que cada ambiente solicitado, para provocar o efeito esperado é sempre bom ficar atento quanto a manutenção das cercas vivas.

Para além da escolha de função e beleza das plantas, seja qual for a sua opção, sua cerca viva exigirá cuidados e manutenção regular para que se mantenha robusta e funcional. Isso porque na condição de seres vivos, as plantas necessitam de cuidados específicos.

Regue as plantas algumas vezes por semana ou mais. Até se adaptarem totalmente ao solo as plantas requerem doses diárias de água após esse período as regas podem ser realizadas de uma até duas veze na semana, isso irá de acordo com a quantidade de água que a espécie escolhida necessita ou em caso de estações de temperaturas elevadas e/ou com umidade baixa.

Pode as plantas pelo menos uma vez ao ano com tesoura de jardinagem sempre atento ao objetivo de deixar a aparência da cerca viva cheia e consistente ao longo de sua extensão. De qualquer forma, ainda existe a necessidade da poda funcional, que seria a retirada de galhos e folhas sem vida periodicamente.

Se cuidadas adequadamente, as cercas vidas exigiram uma manutenção geral apenas de tempos em tempos isso o condomínio poderá decidir de acordo com o visual da cerca observando sempre a coloração das folhagens e o tamanho da mesma, caso contrário, se a mesma apresentar mais folhagens e galhos mortas em sua totalidade, os problemas das cercas vivas podem ser para além de cuidados errados se aplicando também a formas erradas planta-la.

Conheça a Rodrigues Predial, uma empresa preocupada com a manutenção e a implementação de cercas vivas em seu condomínio com profissionais especialistas e capacitados na área de jardinagem.