Com isso ela tem o papel de prevenir, controlar, detectar e intervir em tudo aquilo que possa causar danos aos patrimônios. Para isso, os serviços de vigilância patrimonial são planejados integrando a vigilância humana, equipamentos e procedimentos para oferecer uma solução integrada que atenda às demandas do cliente.
Assim como todo trabalho, o de vigilância patrimonial não é diferente. Primeiro se faz um levantamento de dados e características do local para identificar seus “pontos fracos”, onde poderiam ocorrer futuros ataques e assim elaborar procedimentos e instruções do trabalho de vigilância.
Depois disso é preciso um treinamento de capacitação dos funcionários no local onde os serviços serão prestados. Para a vigilância patrimonial ser bem executada e efetiva são necessários equipamentos como o uniforme, aparelhos de comunicação, celulares, veículos e em alguns casos é necessário o uso de armas.
Dando continuidade, é de extrema importância uma supervisão eficiente que vá acompanhar a execução dos serviços de vigilância patrimonial e depois aprimorá-la nos sistemas operacionais. Também vale ressaltar os procedimentos fundamentais como o controle de fluxo de pessoas, auxílio operacional, rondas internas, examinar portas, janelas, portões e assegurar que estão devidamente fechados, entre outros.
Por fim, nota-se que para obter uma boa vigilância patrimonial é preciso unir tudo aquilo que foi dito anteriormente. Primeiro estudar o local em que será executada a vigilância, depois fazer um planejamento estratégico, capacitar os funcionários, assegurar todos os equipamentos necessários e executar os serviços. Com essas dicas, não tem erro!