Limpeza de calhas: Qual a importância de realiza-la periodicamente?
Entenda os prejuízos que a falta de limpeza de calhas pode trazer para um condomínio e seus moradores.
POR: GABRIELLA BONASSI
Apesar de injustamente vista como um gasto desnecessário, a manutenção preventiva de um condomínio é de grande importância para gerar conforto e segurança ao seus moradores além do mais é sempre mais válido prevenir do que remediar. Nessa manutenção preservativa devem ser executados diversos serviços para conservar equipamentos e a área comum de um condomínio, e um dos principais itens nessa lista de tarefas a serem realizadas é o cuidado e a preocupação com a limpeza de calhas.
As calhas são um material utilizado na construção civil como uma extensão dos telhados ou outras regiões da cobertura com a finalidade de gerar o escoamento de água. A limpeza de calhas é um dos serviços que compõe a manutenção dos telhados e deve ser realizada rotineiramente ou periodicamente, a maior frequência irá ser determinada de acordo com cada diferente situação. Caso a calha esteja localizada próxima a áreas compostas por árvores, folhagens ou qualquer empecilhos que facilitem o entupimento, as limpezas e monitoramentos devem ser realizadas com maiores frequências. Evitando assim o acúmulo de resíduos indesejados que podem gerar futuras infiltrações, umidades e alagamentos.
Deixar esses serviços na responsabilidade de empresas especializadas no ramo, como a Rodrigues Predial, garantem a qualidade e a periodicidade exigida, o síndico poderá ter um planejamento já definido para apresentar para os moradores os cuidados que estão sendo tomados em nome do bem-estar. E ainda, serviços terceirizados são um baixo custo comparado a um funcionário autônomo ou aos prejuízos decorrentes da falta de um serviço experiente.